11 . 2539.6470 / 11 . 2645.7298 / Whatsapp: (11) 96587-7395

TOXINA BOTULÍNICA

(Botox®)

Do que se trata

BOTOX® é o nome comercial da toxina botulínica, um tipo de substância purificada, derivada a partir de uma bactéria. Seu uso ajuda a bloquear os sinais nervosos musculares, evitando que o músculo se contraia. O resultado é a diminuição das rugas faciais indesejadas.

O procedimento pode ser associado com outras técnicas cosméticas: preenchimentos dérmicos, peelings químicos e microdermoabrasão da pele – que também auxiliam na prevenção do surgimento de novos sinais de envelhecimento.

Procedimento

O procedimento usa seringas com uma agulha muito fina para injetar a toxina, diluída em soro fisiológico, sob a pele.

Os pontos são de determinados conforme o grupo de rugas que será trabalhado, como:

– Região frontal (testa)

– Glabela (entre os supercílios)

– Região peri-orbitária (onde ficam os popularmente conhecidos “pés de galinha”)

– Terço inferior da face (para tratar as rugas ao redor da boca e queixo)

– Pescoço

Esse processo dura de 30 a 50 minutos e o paciente já é liberado no mesmo dia.

Anestesia

No geral, aplica-se um creme anestésico cerca de 30 a 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo. Mas algumas pessoas fazem as aplicações sem nenhum tipo de preparo anestésico.

Cuidados no Pós

As recomendações médicas para o pós-operatório envolvem não se deitar por 4h, evitar atividades físicas no dia da aplicação e não tocar ou massagear a área tratada. Os movimentos normais do rosto – como falar, sorrir e outras expressões habituais – não prejudicam o resultado e estão liberados.

Resultados

Os resultados já podem ser observados nas primeiras 48 horas. Mas mudanças positivas vão surgindo gradativamente nos 10 a 15 dias após à aplicação, que é quando a toxina se estabiliza no organismo.

É importante evitar a exposição ao sol enquanto houver inchaço ou equimoses. Passado esse período, deve-se utilizar protetor solar para evitar o envelhecimento precoce.

Riscos do procedimento

A aplicação da toxina botulínica envolve riscos como hematomas e dor no local da injeção, fraqueza temporária facial ou ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior), vermelhidão, sintomas relacionados à gripe, náuseas e dores de cabeça.

Casos raros envolvem o escape da toxina para áreas além local da aplicação. Isso pode gerar sinais e sintomas de botulismo, como dificuldades respiratórias e de deglutição, fala arrastada e fraqueza muscular.

Clínica Lange - Cirurgias Plásticas

TEM ALGUMA DÚVIDA?

FAÇA SUA PERGUNTA SOBRE CIRURGIAS, RECUPERAÇÃO E OUTROS TEMAS DIRETAMENTE PARA O DR. EDUARDO LANGE.

Share This