PEELING FACIAL

(Cicatriz de Acne)

DO QUE SE TRATA

O peeling facial tem como objetivo renovar a pele, realizando a descamação das camadas mais superficiais. A partir da descamação, a pele apresentará menos manchas, rugas e ficará mais hidratada, com aspecto rejuvenescido e maior viscosidade.

PROCEDIMENTO

A pele deve ser avaliada pelo médico, a fim de avaliar qual a intenção do paciente, escolhendo o melhor tipo de procedimento indicado para ela.

A pele deve ser preparada por 14 a 30 dias antes do procedimento, com cremes específicos indicados pelo médico, e a profundidade do peeling depende do ácido e da técnica utilizada.

No peeling superficial, são utilizados o ácido glicólico ou retinóico, para retirar as lesões mais superficiais da epiderme, causando apenas uma leve descamação. O resultado é a diminuição de manchas e rugas finas, promovendo a estimulação da renovação do colágeno, dando firmeza a pele.

O peeling médio utiliza ácido tricloroacético. É indicado para peles com rugas mais evidentes, mas provoca uma descamação mais intensa. Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes com rugas mais profundas e que possuem cicatrizes de acne.

O peeling profundo é realizado com fenol ou laser de CO2, e é o tipo mais profundo do procedimento, causando uma descamação mais profunda e necessita um maior período de recuperação. Por atingir uma camada mais profunda da pele, os resultados são melhores, trazendo uma renovação celular mais eficiente, diminuindo rugas e cicatrizes de acnes mais profundas.

Há também o peeling físico, realizando a descamação e esfoliação da pele através de processos mecânicos. A dermoabrasão ou lixamento da pele pode variar do superficial ao profundo, sendo controlado pelo médico. Esse tipo de procedimento remove as células envelhecidas, dando lugar a células novas e melhorando a circulação de sangue no local, estimulando a produção de colágeno.

ANESTESIA

Os peelings químicos podem ser realizados sem nenhuma anestesia ou com anestesia local. Peelings mais profundos podem ser realizados sob anestesia geral, mas cada caso deve ser discutido com o médico, que irá analisar a saúde do paciente.

CUIDADOS NO PÓS

Evitar exposição solar é a maior recomendação. Protetor solar com fator de proteção 40 ou maior, deve ser aplicado várias vezes ao dia.

Deve-se respeitar o tempo indicado pelo médico para não usar maquiagem e usar somente os cremes indicados pelo profissional, sem esfoliar a pele.

O paciente também deverá tomar cuidado com água quente no rosto e não puxar ou arranhar a pele que está descamando por conta do tratamento, para obter um melhor resultado, sem causar cicatrizes.

RESULTADOS

Os resultados melhoram imperfeições da pele, como manchas, acnes, cicatrizes, rugas, causando aspecto de pele rejuvenescida, estimulando a produção de colágeno.

RISCOS DO PROCEDIMENTO

A avaliação correta do médico da pele para a escolha do peeling, reduzirá os riscos de complicações. Porém, quanto mais profundo o peeling, maiores complicações podem apresentar, como por exemplo: manchas escuras (hiperpigmentação), manchas claras (hipopigmentação), cicatrizes e infecção na pele podem aparecer.