ABDOMINOPLASTIA
(Cirurgia do Abdômen)

• Do que se trata:
Cirurgia que remove o excesso de gordura localizada e de pele na região do abdômen, além de restaurar os músculos enfraquecidos ou separados na região.
Já pessoas que apresentam uma área menor de flacidez recebem a indicação para uma mini abdominoplastia, um procedimento menos extenso, que dispensa o reposicionamento do umbigo.
A técnica não é indicada no tratamento de obesidade, mas é uma solução para os casos de pacientes que apresentaram uma perda excessiva de peso após a cirurgia bariátrica e de mulheres passaram por uma gestação e estão em busca da antiga forma física.
• Procedimento:
A cirurgia começa com uma incisão horizontal feita na área entre a linha do púbis e do umbigo. O formato e a extensão da incisão serão de acordo com o nível de flacidez e excesso de pele a serem corrigidos.
A cirurgia é finalizada com o uso de suturas, adesivos de pele, fitas ou clipes para fechar as incisões. A cirurgia dura entre 2 a 3h e o período de internação costuma ser de dois a quatro dias.
• Anestesia:
É possível utilizar anestesia geral, local, epidural ou peridural nestes procedimentos. O que determina a escolha é a extensão da cirurgia, técnica escolhida e o histórico médico do paciente. Assim como casos em que o procedimento é associado a outras técnicas, como a lipoaspiração.
A equipe médica responsável sempre opta por usar a opção mais segura para cada caso.
• Pós-operatório:
É importante manter o repouso durante os primeiros 10 dias, dormir sempre de barriga para cima, andar com o tronco curvado e usar a cinta de compressão até o fim do período indicado pelo médico.
Observe a medicação prescrita, que tem como objetivo manter qualquer dor ou desconforto sob controle, além de afastar o risco de infecções. Os pontos costumam ser removidos pelo cirurgião em torno do 8º dia.
O retorno às atividades pode ser liberado entre três a 15 dias após à cirurgia, conforme a recuperação de cada paciente e a extensão do procedimento.
• Resultados:
Com relação à cicatriz, o resultado é de acordo com o tipo da técnica escolhida: a cicatriz é proporcional à remoção necessária de pele em excesso.
O resultado final pode ser observado por volta do 6º mês após à cirurgia. Pacientes com muito excesso de pele, flacidez e estrias podem apresentar resultados diferentes de quem tem uma pele mais firme e sem estrias. Acesse e baixe o e-book “Tenha uma barriga e umbigo naturais com a abdominoplastia”
• Riscos da cirurgia:
A Abdominoplastia pode apresentar riscos como o surgimento de cicatrizes espessas e salientes, pele extra nas bordas da cicatriz, feridas que não cicatrizam, hematomas, dormência ou dor abdominal e/ou na perna, cólicas abdominais, problemas respiratórios, sangramento excessivo, trombose, infecções e reação alérgica ao anestésico (raro nos dias de hoje). Leia alguns depoimentos de pacientes.
• Conheça a Clínica:
Um ambiente confortável para uma consulta rica em detalhes, conheça os pilares do nosso trabalho, nossa estrutura e muito mais. Acesse aqui.
A abdominoplastia recupera a confiança da mulher com o seu próprio corpo, baixe aqui o e-book “Tenha uma barriga e umbigo naturais com a abdominoplastia”
Clique na imagem abaixo para baixar o e-book!

TEM ALGUMA DÚVIDA?
FAÇA SUA PERGUNTA SOBRE CIRURGIAS, RECUPERAÇÃO E OUTROS TEMAS DIRETAMENTE PARA O DR. EDUARDO LANGE.