11 . 2539.6470 / 11 . 2645.7298 / Whatsapp: (11) 96587-7395

Vamos conversar sobre um problema que afeta homens e mulheres: a cicatriz de acne. Frequentemente os pacientes relatam que já tentaram de tudo para resolver essa situação: tratamentos estéticos, cremes, dieta, produtos caseiros…, enfim, uma infinidade de tentativas que em alguns casos só ameniza o problema, mas não o resolve.

Mas existe uma solução promissora no tratamento de cicatriz de acne e que muitas pessoas não o utilizam por medo ou desconhecimento: o peeling facial.

E como o peeling facial pode te ajudar a se livrar das cicatrizes de acne, mesmo você já tendo tentado de tudo? Vejamos:

O peeling facial alcança várias camadas da pele

Para você entender como o peeling facial age, entenda como a nossa pele é formada. Existem duas camadas principais: a epiderme e a derme.

Separando essas duas camadas, existe uma membrana responsável pela regeneração da pele, chamada de membrana basal. Ela é a responsável pela regeneração, após os peelings mais profundos.

Quando ocorre o procedimento de peeling facial, a pele se renova porque a derme se recupera formando colágeno e a epiderme proporciona um aspecto rejuvenescido. O resultado, então, é uma pele renovada, mais firme e com a melhora das expressões, inclusive a melhora das cicatrizes provocadas pela acne e a melhora das acnes mais resistentes.

O peeling facial permite o tratamento de acordo com cada caso

Existem vários tipos de peeling facial, que se diferenciam de acordo com o ácido e a técnica utilizada.

Por isso, é muito importante que o paciente passe por uma avaliação médica para que seja definido o melhor procedimento de acordo com seu caso específico.

Basicamente, existem três tipos de procedimentos quanto à sua intensidade e aos produtos utilizados:

  • Peeling superficial: retira as lesões mais superficiais da epiderme com ácido glicólico ou retinóico, provocando uma descamação mais leve na pele. Nesse procedimento, as manchas, as acnes leves e rugas finais diminuem, pois o colágeno é renovado na pele do rosto.
  • Peeling médio: se o seu rosto tiver aquelas cicatrizes de acne difíceis de serem removidas, o peeling médio pode ser o ideal para tratá-las. Nesse procedimento, é utilizado o ácido tricloroacético, o que promove uma descamação mais intensa na pele. Este é o de nossa preferência.
  • Peeling profundo: esse tipo de procedimento requer cuidados ainda maiores, pois o laser de CO2 e o peeling de fenol atingem uma camada muito profunda na pele; com isso há uma descamação mais intensa e é preciso que o paciente fique por um período maior em recuperação. Procedimento realizado sob anestesia geral ou sedação profunda. Mas, em compensação, os resultados são muito bons, pois aquelas cicatrizes mais profundas de acne são bem reduzidas.

Também existe o chamado peeling físico, onde o médico promove a descamação e a esfoliação da pele por meio de processos mecânicos, como a dermoabrasão ou lixamento da pele. Nesse caso, remove-se as células superficiais envelhecidas, que dão lugar a células novas, pois estimula-se a produção de colágeno.

Cuidados após o procedimento

Agora que você já sabe como age o peeling facial e os tipos de ácidos utilizados, é importante ressaltar que, após o procedimento, você precisa tomar alguns cuidados para que os resultados sejam satisfatórios, tais como:

  • Evitar se expor ao sol e sempre utilizar fator de proteção 40 ou maior (aplique várias vezes ao dia para não perder o efeito).
  • Não usar maquiagem e cremes esfoliantes pelo tempo determinado pelo médico, pois durante o peeling, a pele fica muito sensível.
  • Não lavar o rosto com água quente.
  • Se controlar para não puxar a pele descamada e nem arranhá-la.
  • Caso a pele esteja muito irritada, sempre procure o médico para que ele receite produtos com efeito calmante, como as águas termais, por exemplo.

Riscos

Mesmo que o peeling facial gere excelentes resultados nos pacientes, é muito importante eles estejam cientes dos riscos que procedimentos como esse podem trazer – por menores que eles sejam, desde que feitos por um especialista.

Quanto mais profundo for o peeling facial, maiores complicações podem apresentar, como hiperpigmentação (manchas escuras), hipopigmentação (manchas claras), infecções e cicatrizes.

Portanto, não realize esse procedimento antes de se certificar de todos os cuidados que você precisará tomar. O peeling facial é um procedimento que, se feito do modo correto e com uma boa manutenção, apresenta grandes resultados nas peles com acne e com tendência à acne. Portanto, não deixe de considerar a realização desse tratamento com um profissional qualificado para que você resgate uma pele bonita e melhore sua autoestima.

E para você saber exatamente quais os resultados que o peeling facial pode trazer para o seu caso específico, entre em contato comigo para agendarmos uma consulta.

Share This